A desigualdade social é uma realidade e também está presente nas relações de trabalho. Por isso, o tema diversidade vem se tornando cada vez mais presente no mundo corporativo. Mas afinal, o que isso realmente representa?
Promover a diversidade nas empresas não é só abrir vagas para pessoas pretas, pessoas com deficiência, pessoas trans, pessoas 50+…
Promover a diversidade nas empresas não é postar foto no instagram da marca com um único funcionário negro entre 99 brancos.
Promover a diversidade não é encher a empresa de pessoas LGBTQIA+ e não ter ações de acolhimento e sensibilização dos demais funcionários. A contratação de maneira alguma pode apresentar vantagem apenas para uma das partes.
Para promover a diversidade é preciso ter respeito por todos. É preciso ter consciência de que questões como deficiência, raça/etnia, cor, sexo, idade e religião não definem competências.
O que é diversidade nas empresas?
A diversidade vai além de aceitar diferentes gêneros, raças, religiões ou orientações sexuais. Trata-se de respeitar culturas, ideias e histórias de vida. Promover acolhimento e oportunidades no dia a dia.
A diversidade nas empresas é algo que deve ser construído diariamente, sendo incentivado dia a dia pelos gestores. Ou seja, isso não é uma transformação que acontece da noite para o dia.
Qual a diferença entre diversidade e inclusão?
Vamos começar a responder a essa pergunta trazendo outro questionamento? Porque precisamos saber essa diferença?
Muitas vezes entendendo a diferença entre duas ou mais questões se torna mais fácil compreenderemos do que se pensado individualmente.
Então vamos lá
Diversidade tem relação com nossas linhas de construção relacionadas a nossa identidade de origem, nossas construções cognitivas e nossas experiência pessoais , esses fatores formam e constroem multiplicidades em cada um de nós e com isso possuímos necessidades e desafios distintos, podemos fazer um link direto aqui com o porque a representatividade é importante mas deixaremos para uma outra reflexão.
Já a inclusão está relacionada aos espaços, ambientes e contemplando aqui tudo que nele está, pessoas, objetos, meios, acessos.
Portanto para sermos Nós mesmos com nossa multiplicidade é preciso que estejamos em espaços inclusivos e é por isso que um conceito não tem funcionalidade sem o outro, entendeu porque eles devem estar sempre juntos? é uma dupla complementar!
Como dar o primeiro passo?
Antes de sair implementando ações, contratando e tudo mais, é imprescindível compreender o verdadeiro propósito que a diversidade traz, não só para o ambiente corporativo, mas para toda a sociedade.
Abaixo, deixamos algumas questões que podem ser levantadas:
- Será mesmo que a sua empresa está preparada para abraçar a diversidade em seus vários aspectos?
- Qual é a cultura da organização?
- A empresa tem feito esforços para formar e treinar as pessoas a respeito do assunto diversidade?
- Como as pessoas dentro da empresa se comportam diante de perfis diversos?
- Qual o quadro atual de diversidade na empresa?
- Quais ações já foram realizadas anteriormente e os resultados, quais foram?
Após o levantamento de dados, discussões com a alta gestão e análise a construção de um planejamento com alinhamento de indicadores é fundamental, afinal sem saber onde estamos e onde queremos chegar a confusão se estabelece nessa jornada e resultados alinhados serão inexistentes.
Pensar no Programa de Inclusão e Diversidade como parte importante das estratégias da empresa é uma importante alteração de mindset pois o comum é atrelar a responsabilidade social quando hoje compreender, respeitar e fortalecer as diferenças é a chave para a inovação e permanência das empresas em um mercado cada vez mais competitivo e exigente.
Sobre o Autor