Integração X Inclusão: entenda os conceitos

porDesenvolver

Integração X Inclusão: entenda os conceitos

Antes de falarmos em diversidade, precisamos falar sobre alguns termos usados erroneamente no dia a dia.

Você sabe a diferença entre integração e inclusão?

A integração, pelo viés sociológico, representa a introdução de indivíduos ou grupos em contextos sociais maiores, com padrões e normas mais gerais.

Socialmente, a inclusão significa um ato de equidade entre diferentes indivíduos que habitam determinada sociedade. Ou seja, tratamento e oportunidades iguais a todos.

Tendo conhecimento destes conceitos, conseguimos enxergar e entender quando a contratação de pessoas com deficiência não passa da integração. Em que a pessoa contratada precisa se adaptar ao local, sem receber oportunidades iguais, direitos e privilégios. Mantendo determinado grupo isolado, sem derrubar barreiras nos ambientes corporativos. 

Já a inclusão é um processo onde é preciso ocorrer a ruptura de um sistema que discrimina e também uma mudança cultural profunda envolvendo todas as partes.

🔴 Integrar é quantidade, incluir é qualidade!

Por esse motivo, a contratação com intenção de preencher cotas não é suficiente. Que tipo de tratamento estas pessoas estão recebendo nas empresas, nas escolas, na sociedade?

Considerando todas estas questões, foi que construímos nosso primeiro eBook, com um objetivo muito claro: auxiliar pessoas que querem incluir, construir programas de inclusão e desenvolver estratégias de gestão de diversidade, mas não sabem por onde começar. 

Um trabalho construído com base em inúmeras vivências nesses 13 anos de trabalho. Clique abaixo e faça o download gratuito.

 

Sobre o Autor

Desenvolver administrator

Skip to content