Conheça os recursos assistivos da Microsoft

porDesenvolver

Conheça os recursos assistivos da Microsoft

Você sabia que é possível criar legendas para vídeos através do Microsoft Stream, um dos diversos recursos acessíveis disponibilizados pela Microsoft?
 
Esse universo esplendoroso proporcionado pela internet alcançaria sua máxima magnitude se todas as pessoas, indistintamente, pudessem a ele ter acesso. Não basta ter acesso ao computador, é preciso que recursos acessíveis estejam disponíveis para todos.
 
A Microsoft apresenta como missão da empresa “empoderar todas as pessoas e organizações para conquistar mais” e destaca que “não há limite para o que as pessoas com deficiência podem alcançar quando a tecnologia reflete a diversidade de todos que a utilizam”.
 
É através de Jenny Lay-Flurrie, Chefe do Departamento de Acessibilidade da Microsoft e de uma equipe pra lá de engajada que a empresa vem inovando e pensando em todos os detalhes para que a pessoa com deficiência não seja apenas uma receptora de produtos, mas parte ativa da construção do mesmo.
tela do computador mostrando recursos acessíveis da Microsoft, como ajuste
#Pratodosverem Tela de computador mostrando alguns dos recursos de acessibilidade oferecidos pela Microsoft.

Produtos e serviços – incluindo a mídia eletrônica – são acessíveis quando são projetados para fornecer experiências completas e bem-sucedidas para o máximo de pessoas possível.

Mais de 1 bilhão de pessoas vivem com deficiência e cerca de 70% delas não são aparentes imediatamente, como a surdez. Ou seja, mais de um bilhão de pessoas precisam dos produtos assistivos para serem independentes e produtivas, mas apenas uma em cada dez tem acesso a eles.

No início de sua carreira, até cerca de 30 anos, Lay-Flurrie escondeu propositalmente sua perda auditiva severa e sempre crescente, causada originalmente por sarampo na infância e múltiplas infecções no ouvido. Naquela época, ela temia que isso a definisse. Portanto, sem aparelhos auditivos, sem intérpretes de linguagem de sinais. A legendagem de vídeo no trabalho ainda não era presente.

Mas sua dicção perfeita e habilidades excepcionais de leitura labial – aperfeiçoadas praticando no espelho quando menina – permitiram que ela escondesse a surdez. Claro, isso tornava os dias úteis cansativos. Com o tempo, Lay-Flurrie aceitou e comemorou a deficiência, embora alguns colegas ainda não soubessem que ela tinha uma.

Foi horas antes de pegar um vôo para um evento muito importante, na Califórnia, que começou a sentir um formigamento, uma sensação estranha em sua perna, por insistência de seu marido, decidiu ir para o hospital. Mal poderia imaginar que a situação seria tão grave, menos ainda que precisaria passar por uma cirurgia de emergência.

Um coágulo de sangue de dois metros de comprimento serpenteava do pé até o estômago, atingindo perigosamente parte dos pulmões. Um defeito anatômico previamente não detectado foi a causa. Nesse dia, em março de 2019, Lay-Flurrie foi internada em unidade de terapia intensiva. O voo dela foi cancelado. A cirurgia de emergência foi agendada. 

Mesmo após a cirurgia bem-sucedida e meses de recuperação, as bengalas que lhe acompanharam na saída do hospital ainda faziam parte de seu dia a dia. 

Agora, a diretora de acessibilidade da Microsoft – uma executiva de tecnologia profundamente surda –  tinha também uma deficiência perceptível. E foi a partir deste momento que surgiram diversos projetos para novos recursos que oferecessem experiência para pessoas com deficiência

Lay Flurrie, mulher adulta, loira, cabelo curto, usando óculos e com vestido preto com gola amarela. Em pé, durante uma de suas apresentações em eventos.
#pratodosverem Jenny Lay-Flurrie, loira, cabelo curto, usando óculos, com vestido preto de mangas compridas, gola amarela e segurando um objeto passador de slides em uma das mãos.

Quem pode se beneficiar com os recursos assistivos oferecidos pela Microsoft?

  • pessoas com deficiência;
  • pessoas mais velhas;
  • pessoas com doenças não transmissíveis, como diabetes e derrame;
  • pessoas com problemas de saúde mental, incluindo demência e autismo;
  • pessoas com declínio funcional gradual.

Aqui está uma lista (em inglês – se preferir, utilize o tradutor do seu navegador) de onde você pode encontrar mais informações sobre eles no Windows 10 e no Office 365:

Recursos de Mobilidade de Acessibilidade da Microsoft

Recursos de audição de acessibilidade da Microsoft

Recursos de saúde mental de acessibilidade da Microsoft

Recursos cognitivos de acessibilidade da Microsoft

Recursos da Visão de Acessibilidade da Microsoft

Recursos de fala de acessibilidade da Microsoft

Através destes recursos, as pessoas em casa, na escola e no trabalho têm autonomia para fazer mais com os recursos de acessibilidade integrados nas tecnologias da Microsoft.

Confira a lista de reprodução no Youtube que a Microsoft preparou para explicar mais sobre os recursos que oferecem acessibilidade a milhões de pessoas – seja para uso pessoal, na educação ou profissional.

Fonte: Microsoft

Sobre o Autor

Desenvolver administrator

Deixe uma resposta

Skip to content