Setembro Amarelo – Precisamos falar!

porDesenvolver

Setembro Amarelo – Precisamos falar!

Muito se vê o uso do laço amarelo quando inicia o mês de setembro. Mas você sabe o que significa a campanha Setembro Amarelo?

 A campanha Setembro Amarelo é uma iniciativa do CVV (Centro de Valorização da Vida) junto ao CFM (Conselho Federal de Medicina) e a ADP (Associação Brasileira de Psiquiatria), criada em 2015 com o intuito de alentar as discussões em torno deste assunto que até hoje, ainda é tido como um tabu. 

Segundo uma pesquisa da Unicamp, 17% dos brasileiros, em algum momento, pensaram seriamente em dar um fim à própria vida e, desses, 4,8% chegou a elaborar um plano para isso.

Através de cartilhas, fóruns, ações em lugares públicos e muita informação, busca-se incentivar as pessoas a não terem receio de conversar sobre essas questões, perguntar e principalmente, procurar entender. O suicídio ainda é um assunto extremamente delicado, e precisamos falar corretamente sobre ele.

Segundo a própria cartilha do CVV, 90% dos suicídios podem ser evitados. 

                             MAS COMO PODEMOS AJUDAR?

Saber quais as causas e as formas de ajudar pode ser o primeiro passo para reduzir as taxas de suicídio no Brasil.

Nosso DESAFIO é falar com RESPONSABILIDADE, de forma adequada e alinhada ao que recomendam as autoridades de saúde.

Quem decide ajudar não deve se preocupar com o que vai falar. O importante é estar preparado para ouvir respeitando o momento e a forma de pensar desta pessoa.

Parece haver hoje o entendimento da sociedade de que o suicídio é um ato decorrente do desespero e não motivo de vergonha, porém, é necessário cuidados para não expor detalhes do ato, imagens, relatos, cartas, etc, e sempre divulgar, em conjunto com a notícia, formas de prevenção e identificação de sintomas.¹

      SETEMBRO AMARELO – ONDE BUSCAR AJUDA PROFISSIONAL?

 As pessoas que precisam de ajuda podem recorrer ao CVV, grupo de voluntários que oferecem apoio emocional gratuito.  O CVV oferece ajuda por por telefone, chat, e-mail e pessoalmente, além de realizar ações especiais em casos de eventos e catástrofes.

Contam com um grupo de 4200 voluntários preparados para conversar e compreender pessoas que estão abaladas emocionalmente e que correm sério risco de morte.

Como entrar em contato com o CVV: 

Ligue 188 ou acesse www.cvv.org.br

Lembre-se, você não está só nesta luta!

Deseja fazer o download d Cartilha Oficial da campanha de 2020? Acesse AQUI

Fonte¹: https://www.setembroamarelo.org.br/

Sobre o Autor

Desenvolver administrator

Deixe uma resposta

Skip to content