Guardiões da Diversidade na Prática

porDesenvolver

Guardiões da Diversidade na Prática

Guardiões da Diversidade, nosso programa de consultoria para Gestão de Diversidade nas organizações, tem o compromisso de garantir que temas relacionados à inclusão e diversidade sejam tratados com seriedade. Assim, são estabelecidos encontros e programas com treinamentos e atividade, além de ser um elo entre setores, líderes e colaboradores.

Promover a diversidade e a inclusão nas empresas vai além de contratar pessoas LGBTQI+ ou pessoas com deficiência. 

Inclusão é o exercício consciente, racional e voluntário de todas as pessoas para que ocupem as mesmas posições e concorram e se desenvolvem em pé de igualdade. Incluir é resgatar o senso de pertencimento.

Diversidade é convidar para a festa, incluir é chamar para dançar.

Ser um líder inclusivo significa colocar em prática ações que propiciem a criação de um ambiente acolhedor, com base no respeito e valorização das diferenças, que tenha um mix diversificado de indivíduos e igualdade de oportunidade para todos.

Para que isso ocorra é imprescindível que a liderança faça um exercício diário e constante de autoconhecimento para eliminação de vieses inconscientes que contaminam o poder der um julgamento isento.

E como as empresas podem desenvolver estratégias de Gestão de Diversidade com seus times?

A criação do Comitê de Diversidade (foto acima) da empresa Nelogica, empresa de Tecnologia e Informação para o Mercado financeiro, engloba diversidade racial, LGBTQI+, gênero e pessoas com deficiência e conta com colaboradores de diversas áreas como embaixadores. Seu propósito é reforçar e formar uma cultura cada vez mais inclusiva e igualitária, discutindo também para onde a companhia pretende chegar no quesito diversidade, o que os colaboradores, representados por estes grupos, podem fazer para isto e como atingir um futuro com um público cada vez mais diverso, com um olhar mais amplo para a diversidade e inclusão. 

Com atividades semanais com a equipe de colaboradores e gestores, aborda-se temas como a Comunicação Não-Violenta: Uma ferramenta poderosa na solução de conflitos.

Durante o Mês do Orgulho LGBTQI+, realizamos diversas atividades com nossos clientes e seus times de Guardiões da Diversidade.

Dentre elas, está um bate-papo ao vivo, com Isadora Weidlich que é Analista da Unidade de Marketing da Bem Promotora e Nicolas Vallonis, Advogado da Unidade Jurídica, ambos representantes dos Guardiões da Diversidade🌈 da Bem Promotora.
O papo teve a mediação da gestora de projetos sociais, Márcia Gonçalves e a presença da intérprete de Libras, Anídria Ramos, realizando a acessibilidade para a comunidade surda.

Empresa prestadora de serviços financeiros que conta com uma rede própria de lojas e correspondentes bancários em todas as regiões do país, a Bem Promotora foi  certificada pelo segundo ano consecutivo entre as 60 melhores empresas para trabalhar no RS, em 2020, pelo ranking do Great Place to Work, que tem como propósito transformar oportunidades em realizações.

 Neste último ano, com 89% de satisfação e também na temática MULHER. Fruto dos esforços e projetos desenvolvidos nestes últimos meses em prol da diversidade.

Deseja iniciar um programa de inclusão na sua empresa e não sabe por onde começar?

Confira nosso ebook  Práticas para Inclusão – Empregabilidade de PCD’s & Estratégias de Gestão da Diversidade.

Através dele você irá entender os conceitos de inclusão e diversidade; descobrir estratégias que ajudarão você a montar um Programa de Inclusão na sua empresa e saber por onde começar a desenvolver estratégias de Gestão da Diversidade no seu negócio.

Conheça também nossa websérie Pergunte para Incluir:

Sobre o Autor

Desenvolver administrator

Deixe uma resposta

Skip to content