Responsabilidade social à prova

porDesenvolver

Responsabilidade social à prova

Responsabilidade social: termo esse que, nos últimos anos, está tão em alta no meio corporativo. Mas o que realmente significa?

Do ponto de vista empresarial, pode-se dizer que responsabilidade social são as ações desenvolvidas para contribuir para uma sociedade mais justa e para um ambiente mais limpo, numa base voluntária.

A responsabilidade social gira em torno da ideia de que a empresa não serve apenas para lucrar e dar retorno financeiro aos que nela trabalham. Uma empresa com responsabilidade social não está na sociedade, ela é parte da sociedade e do meio ambiente no qual está inserida.

Os resultados de projetos sociais podem ser mais bem observados no médio e longo prazo. Os colaboradores sentem-se fazendo parte de algo maior e as pessoas buscam sentido e significado para o que fazem e para os grupos aos quais pertencem. No longo prazo, a empresa fica mais consistente entre o que fala e prega e o que faz.

Ticket, marca do Grupo Edenred e nossos clientes, nos últimos anos foi eleita uma das melhores empresas para trabalhar na região Sul pela consultoria global Great Place to Work ® Institute (GPTW).

 

As marcas do grupo Edenred são reconhecidas por promover programas que valorizam, desenvolvem e reconhecem seus colaboradores (conheça o Programa de Aprendizes INLOGGERS). Entre as ações que coloca em prática para que seus colaboradores desenvolvam tanto as competências técnicas quanto as competências pessoais, está a Academia Edenred, ferramenta educacional on-line e presencial; o sistema de gestão com foco em avaliação de performance e potencial; os programas focados na retenção de talentos, nos benefícios e na remuneração variável; e os que proporcionam a experiência internacional.

Bem Promotora, também cliente da Desenvolver Inclusão & Diversidade, vem olhando o programa de diversidade para o pilar mulher com as rodas de contação virtuais para fortalecimento das mulheres. As atividades contam com a presença da intérprete de Libras, Anídria Ramos. Cada live traz um livro diferente, com histórias que despertam a consciência estimulando a representatividade feminina e sustentabilidade.

 

RESPONSABILIDADE SOCIAL:  A RELAÇÃO ENTRE O DISCURSO E A PRÁTICA

Embora seja um período difícil para os negócios, este também é um momento crucial para que as companhias mostrem, com as ações que estejam ao seu alcance, que se importam com seus funcionários e com a sociedade em geral.

Porém, infelizmente, o que se viu foram empresas que logo nos primeiros dias de uma pandemia global romperam com compromissos de direitos humanos, suspendendo contratos e deixando de lado a diversidade em momentos tão (mais) necessários. Até que ponto o discurso de diversidade era real? Na primeira iminência de uma crise de saúde que afeta a economia, abre-se mão do suporte aos mais vulneráveis.

 Desde o home office obrigatório, em meio às atividades junto aos filhos que estão sem aulas, a falta de estrutura para o trabalho remoto, as preocupações que interferem nas noites de sono, enfim, muitos são os motivos que vêm mexendo com a cabeça dos funcionários de milhares de empresas.

Neste momento de incerteza, como proporcionar um clima seguro, agradável e produtivo para os colaboradores?  Juntos criamos soluções para manter nosso MANIFESTO ainda mais forte: 

Trabalhamos construindo, diariamente, formas melhores de criar valor para as pessoas e organizações por meio de ações afirmativas de inclusão, formando ambientes em que a diversidade seja entendida como um diferencial competitivo.
Somos criativos e sabemos como construir ferramentas de acessibilidade metodológica, estrutural e de comunicação, com grande incremento de funcionalidade e baixo custo.
Esse é o nosso trabalho: criar ações afirmativas de Inclusão & Diversidade que empoderem pessoas, reduzindo custos, maximizando lucros e otimizando processos com menos rótulos e mais oportunidades.

Sobre o Autor

Desenvolver administrator

Deixe uma resposta

Skip to content