Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo

porDesenvolver

Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo

O Dia Mundial de Conscientização do Autismo é celebrado no dia 02 de abril e foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU), quando cartões-postais de todo o planeta se iluminam de azul — no Brasil, o mais famoso é o Cristo Redentor — para lembrar a data e chamar a atenção da mídia e da sociedade para o Transtorno do Espectro do Autismo (TEA).

Em 2020, pela primeira vez, a comunidade envolvida com a causa do autismo no Brasil todo segue, unida, em uma campanha nacional com tema único: “Respeito para todo o espectro”, para celebrar a data, usando a hashtag #RESPECTRO nas redes sociais.

O QUE É AUTISMO?

O autismo — nome técnico oficial: Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) — é uma condição de saúde caracterizada por déficit em duas importantes áreas do desenvolvimento: comunicação social e comportamento. Não há só um tipo de autismo, mas muitos subtipos, que se manifestam de uma maneira única em cada pessoa. Tão abrangente que se usa o termo “espectro”, pelos vários níveis de comprometimento — há desde pessoas com outras doenças e condições associadas (comorbidades), como deficiência intelectual e epilepsia, até pessoas independentes, com vida comum, algumas nem sabem que são autistas, pois jamais tiveram diagnóstico.¹

¹ Fonte: Revista Autismo

Cerca de 80% das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) adultas está desempregada. A estimativa é da Organização das Nações Unidas Site externo (ONU) e revela um cenário de preconceito e desconhecimento. 

Respeitar as pessoas com autismo é eliminar preconceitos e oferecer condições de trabalho para que cada uma possa mostrar o seu potencial.

Sobre o Autor

Desenvolver administrator

Deixe uma resposta

Skip to content