O papel do RH em meio à pandemia e todas as mudanças no mundo corporativo geradas pelo isolamento social, é também criar e manter condições para que ocorra um processo on-line de comunicação permanente com o colaborador – que está em home office – sobre o que está acontecendo, sempre dando feedback. Para fazer isso, o ideal é realizar reuniões virtuais periódicas de acompanhamento. E, ainda, prover certo conforto por meio de informações.
Agora, de nada adianta ter os processos estruturados se não houver uma relação de confiança recíproca entre os gestores e os colaboradores.
O principal, neste momento, é exercitar a empatia.
MONTANDO UM PLANO ESTRATÉGICO
O papel do RH estratégico deve ter como prioridade bem-estar dos colaboradores. Epidemias podem criar um ambiente de preocupação e ansiedade, então o mais importante é manter seus funcionários tranquilos e seguros.
Sabemos que o pânico é um grande inimigo nessas horas, mas ações preventivas, bem como estratégias, para tornar esse momento um pouco mais tranquilo são bem-vindas, principalmente no ambiente corporativo.
As marcas, mais do que nunca, precisam se enxergar e mostrar que realmente fazem parte do coletivo. Mas como?
O momento exige coerência no discurso existente sobre responsabilidade social.
A Bem Promotora, empresa prestadora de serviços financeiros que conta com uma rede própria de lojas e correspondentes bancários em todas as regiões do país, certificada entre as 60 melhores empresas para trabalhar no RS em 2019 pelo ranking do Great Place to Work, tem como propósito transformar oportunidades em realizações.
Para que seja possível oportunizar um ambiente onde todos tenham chances de evoluir e realizar seus sonhos, durante a pandemia global de Covid19(SARS-CoV-2), a Desenvolver Inclusão & Diversidade junto aos gestores da Bem Promotora realizou a cocriação e análise da pesquisa de demandas geradas pelo isolamento pandêmico horizontal que gerou o home office. Com base nessas informações:
- A gestora da Desenvolver Inclusão & Diversidade, Márcia Cristina Figueiras Gonçalves, especialista em psicanálise e educação, vem realizando lives sobre saúde mental, convivência familiar, comunicação não violenta com crianças e medo.
- Também estão sendo realizadas lives, no canal do Youtube da Bem Promotora com com happy hour virtual, com a presença de artistas locais e a intérprete de libras Anídria Ramos.
O que é a Comunicação Não-Violenta? A Comunicação Não-Violenta (CNV) é um processo conhecido por sua capacidade de inspirar ação compassiva e solidária. Ensinada há mais que 40 anos por uma rede mundial de mediadores, facilitadores e agentes voluntários, fundada pelo psicólogo Dr. Marshall Rosenberg, a CNV está sendo utilizada em cada nível da sociedade por um crescente número de pessoas que desejam intervir e agir com meios práticos e eficazes em favor da paz.
Nossos consultores estão à disposição. Entre em contato e tire suas dúvidas desenvolver-rs@desenvolver-rs.com.br.
Sobre o Autor