Comunicação Inclusiva – LIBRAS

Comunicação Inclusiva – LIBRAS

O número de pessoas com deficiência contratadas por empresas vem crescendo nos último anos. Mas você sabe como manter uma comunicação inclusiva no ambiente de trabalho?

Quais prejuízos podem ocorrer para os nossos negócios – e porque não nossas vidas, quando nos esforçamos muito, mas a mensagem não chega ao interlocutor de forma adequada?

Por isso, a importância de uma comunicação inclusiva entre as equipes de trabalho e também o seu consumidor final, não é mesmo?

 

Comunicação inclusiva: Por que sua organização deveria começar a se preocupar com isso?

      Como a própria expressão sugere, a comunicação inclusiva é pensada para todos. Na prática, é fazer a informação chegar às pessoas de maneira simples, fácil e direta, independentemente de o receptor ter ou não algum tipo de dificuldade. Algumas premissas são essenciais para se adotar uma comunicação inclusiva e envolvem aspectos humanos (como empatia) e técnicos (como acessibilidade comunicacional).¹ 

¹Movimento Web Para Todos

Lembrando que, para cada deficiência há uma demanda específica. Aqui, abordaremos apenas um dos meios de tornar a comunicação inclusiva, através da comunicação por LIBRAS – Língua Brasileira de Sinais.

LIBRAS, a Língua Brasileira de Sinais é a língua materna das pessoas surdas, uma língua completa, que comunica absolutamente tudo, mas que é de modalidade muito diferente da nossa, a começar pelo fato de que não é oral-auditiva e sim viso-espacial. Uma língua produzida pelas mãos, mas que envolve todo o corpo e as expressões faciais do falante.

O desafio é esse. Como você e sua empresa acolhe e se comunica com o clientes e colaboradores com deficiência? 

 

Entre os materiais e serviços disponíveis, temos o Curso de Introdução à LIBRAS 100% ONLINE. Você tem acesso livre por 1 ano, para concluir seus estudos e garantir o certificado. Aproveite!

Sobre o Autor

Desenvolver administrator

Deixe uma resposta

Skip to content