Script de execução do slideshow, pode ser visualizado normalmente.

Consultoria em Inclusão & Diversidade

Menu do usuário

Menu de acessiblidade

Blog da Desenvolver

Dia Nacional do Surdo

Hoje, 26 de setembro, celebramos o Dia Nacional do Surdo. O principal objetivo desta data é propor a reflexão e o debate sobre os direitos e a luta pela inclusão de pessoas surdas na sociedade. Esta data foi oficializada em 29 de outubro de 2008, através do decreto de lei nº 11.796.
A Federação Mundial dos Surdos já celebra o Dia do Surdo internacionalmente, a cada 30 de Setembro. No Brasil, o dia 26 de setembro é celebrado devido ao fato desta data lembrar a inauguração da primeira escola para Surdos no país, em 1857, como nome de Instituto Nacional de Surdos do Rio de Janeiro, atual INES ‐ Instituto Nacional de Educação de Surdos.

 Imagem com efeito na cor azul. laço de fita na cor azul, duas mãos sinalizando libras, texto “26 de setembro. Dia Nacional do Surdo”. Logotipo Desenvolver Inclusão.

Por que a cor Azul?

Durante a Segunda Guerra Mundial, os nazistas identificavam as pessoas com deficiência com uma faixa azul no braço, sendo assim facilmente identificados e mortos pelos Nazistas. Dentre eles, aqueles os que eram obrigados a usar, estavam os surdos. Com o fim da guerra e o passar dos anos, a cor passou a simbolizar ao mesmo tempo a opressão enfrentada pelos surdos e o orgulho da identidade surda.

Em 1999, no XIII Congresso Mundial da Federação Mundial de Surdos, na Austrália, o Dr. Paddy Ladd , surdo, usou pela primeira vez a fita de cor azul como símbolo do movimento.

A Língua Brasileira de Sinais, conhecida amplamente por Libras, é usada por milhões de brasileiros surdos e também ouvintes.

O desenvolvimento de políticas de inclusão para a comunidade surda fez com que, em 2002, a Libras fosse reconhecida como língua oficial durante o governo de Fernando Henrique Cardoso, pela Lei nº 10.436.

Sua empresa está capacitada para se comunicar com pessoas surdas?

O programa Libras InCompany nasceu da necessidade de capacitar funcionários para trabalhar com colaboradores surdos, visando uma eficaz inclusão e qualidade de trabalho. Possui interesse? Entre em contato e solicite informações. Os cursos são personalizados de acordo com o perfil e demanda da empresa.


Os comentários estão desativados.