Script de execução do slideshow, pode ser visualizado normalmente.

Consultoria em Inclusão & Diversidade

Menu do usuário

Menu de acessiblidade

Blog da Desenvolver

Tempo, tempo, tempo…

Tempo, tempo, tempo…

Ao perguntar quanto tempo levaria para eu chegar a determinado lugar, ouvi de um baiano que o tempo seria de duas horas de relógio.
Num primeiro momento, achei a expressão “duas horas de relógio” engraçada. Seriam duas horas de que, que não a de relógio? Em contrapartida, será que o tempo pode ou deve ser calculado somente por ele? Quantas situações da nossa vida, que necessitaram reflexão ou despertaram ansiedade, já nos fizeram duvidar desse tão valorizado aparelho?
Há onze anos “de relógio” surgiu a Desenvolver.
Há onze anos eu era uma estudante que torcia pelo fim da faculdade e se encaminhava para o último estágio. A incerteza e o alívio, aparentemente tão antagônicos, ocupavam meu pensamento.
Como seria a minha prática profissional? Eu conseguiria ingressar no mercado de trabalho?
Ingenuamente, após ouvir o mantra sobre a falta de formação profissional de pessoas com deficiência, acreditei que o diploma seria suficiente para meu ingresso. Não foi. Após tentativas sem êxito, percebi o quanto esse discurso era proferido por pessoas sem deficiência, que não possuem interesse/conhecimento sobre as discriminações impostas e não se percebem como parte da solução para a eliminação de barreiras.
Em meio a descobertas e questionamentos, conheci a Desenvolver. Lembro que, após ler uma matéria sobre “uma consultoria voltada a programas de inclusão e inserção de pessoas com deficiência no mercado de trabalho”, pude acalentar minhas angústias, estufar o peito e seguir adiante.
Encontrei na Desenvolver minha primeira casa profissional! Lá, não foi necessário “me desculpar” pela minha condição física, pois pela primeira vez pude reconhecer que a deficiência também fazia parte de quem eu era.
Tenho muito orgulho em exercer a minha profissão com foco na garantia de Direitos Humanos e em reconhecer na diversidade a ferramenta mais enriquecedora do ser humano. Para isso, foi necessário me sentir pertencente a esse lugar que tanto me ensinou e estimulou para que eu construísse meu próprio caminho. Foram vocês, queridas e queridos colegas, os primeiros a me oferecer a oportunidade de construir essa trajetória.
Ainda me pergunto quanto tempo de relógio será necessário para alcançarmos a garantia de direitos às pessoas com deficiência, pois o tempo simbólico dessa espera nos é muito caro. Mesmo assim, durante essa espera, faço questão de dizer à equipe da Desenvolver que, ao decorrer desses 11 anos de vida, vocês fizeram a diferença na vida de muitas pessoas com deficiência, incluindo a minha.
Como Caetano Veloso diz em sua música, o tempo é “um dos deuses mais lindos”, e podem ter certeza que vocês já espalharam muitos benefícios ao demonstrarem, através do seu discurso e prática, que o compromisso com a diversidade e o protagonismo são fundamentais para garantia da inclusão.
Vida longa à Desenvolver!
Vida longa a vocês, que fazem de suas escolhas um propósito de vida.

Militante dos direitos das Pessoas com Deficiência Psicóloga, mãe e pessoa com tetraplegia


Os comentários estão desativados.