Script de execução do slideshow, pode ser visualizado normalmente.

Consultoria em Inclusão & Diversidade

Menu do usuário

Menu de acessiblidade

Blog da Desenvolver

Tirando algumas Dúvidas sobre o Implante Coclear

 

coclearO que é o Implante Coclear?

O implante coclear é um aparelho implantado na orelha cirurgicamente e capaz de estimular diretamente o nervo auditivo, causando sensações sonoras.

O implante coclear tem uma porção interna, que fica dentro da orelha do paciente, e uma porção externa, que é acoplada logo atrás da orelha e se mantém em posição por meio de um imã.

Implante coclear é uma tecnologia nova ?

Não. O implante coclear já é usado no mundo todo há mais de 30 anos e não é uma tecnologia experimental. Há aproximadamente 220 mil pessoas implantadas no mundo.

Infelizmente, por questões políticas e também por falta de profissionais capacitados, o implante coclear demorou a popularizar-se no Brasil.

 Qual paciente pode se beneficiar do implante coclear?

A indicação de implante coclear é bastante trabalhosa e envolve um grande número de critérios. De um modo geral o implante está indicado para pacientes que tem surdez sensorial e bilateral e que não obtiveram resposta satisfatória com o uso de próteses auditivas convencionais. O tempo de surdez também é outro fator importante: quanto mais tempo o paciente fica privado de escutar, mais difícil será sua reabilitação. Para que uma pessoa saiba se ela é ou não candidata é preciso uma avaliação detalhada de um grupo especializado em diagnóstico e tratamento da surdez.

É verdade que o implante coclear pode atrair raios?

Não. O implante coclear é uma prótese implantável, feita de titânio ou cerâmica e não atrai raios ou qualquer outra forma de energia.

A unidade interna tem baterias?

A unidade interna dos implantes cocleares atuais funcionam através do uso de radio freqüência para abastecimento de energia. A mesma radio freqüência que é usada para transmitir informações para a unidade interna, é usada para o funcionamento da mesma.

Como é o som que um paciente implantado escuta?

A qualidade ou tipo de som que um paciente implantado escuta depende de vários fatores: o tempo de privação auditiva, a causa da surdez, a estratégia de estimulação usada, o número de eletrodos implantados. Desta maneira fica difícil dizer como é a sensação sonora de um paciente implantado. Cada um terá uma experiência individual. O objetivo final é dar um apoio a comunicação do paciente surdo.

Como posso fazer um implante coclear?

O implante coclear pode ser feito na rede pública (SUS), em centros credenciados, ou na rede privada através dos convênios de saúde.

Todo convênio que tenha cobertura para cirurgia é obrigado a cobrir o implante coclear, pois o mesmo consta no rol de procedimentos básicos da ANS.

Quais exames devo realizar para avaliação do Implante Coclear?

Normalmente os exames solicitados são: avaliação audiológica (audiometria e/ou BERA), Tomografia Computadorizada de Ossos Temporais (com cortes de 1mm, axial e coronal, com janela para osso), Ressonância Magnética de Ossos Temporais (para avaliação de orelha interna e feixe-vestíbulo coclear, com expansão volumétrica da cóclea e medida de permeabilidade coclear, tipo FIESTA). Outros exames podem ser solicitados depois da primeira consulta.

É verdade que corro o risco de ficar com o rosto paralisado?

A cirurgia do Implante Coclear é bastante delicada e para chegar no local onde é colocado o conjunto de eletrodos, é necessário realizar uma abertura cirúrgica, que fica próxima ao nervo facial. Para evitar a paralisia facial, a equipe que realiza a cirurgia tem que ser bastante experiente. Além disso, o uso do Monitor de Nervo Facial torna a cirurgia mais segura. O Grupo de Implante Coclear do HC-FMUSP usa um dos mais modernos monitores de nervo facial que existe.

Tenho que cortar o cabelo para fazer a cirurgia?

Para uma boa assepsia é preciso cortar um faixa de cabelo de aproximadamente 3 cm acima do lado onde será colocado o implante coclear.

Quanto tempo fico internado para fazer a cirurgia do Implante Coclear?

Normalmente o paciente interna na véspera da cirurgia e vai de alta um dia após a cirurgia.

Qual a diferença entre o implante coclear e os aparelhos auditivos convencionais?

Os aparelhos de audição só amplificam os sons. Isto é quando a pessoa escuta menos é como se você aumentasse o volume dos sons do ambiente. Agora, quando a pessoa não escuta nada não adianta aumentar o som. É como um indivíduo cego usar um óculos.

Visto isso, é fácil entender por que nestes casos não adianta usar um aparelho de audição convencional.

O aparelho de implante coclear não aumenta os sons. Ele é um estimulador elétrico. Na verdade, ele fará o papel de todo o ouvido. Este papel consiste na captação do som, transformação do mesmo em estímulo elétrico e estimulação do nervo auditivo diretamente. Não há necessidade de orelha, membrana do tímpano, ossos do ouvido e cóclea.

Portanto é importante compreender que o implante coclear não devolve a audição normal à pessoa e que a qualidade do som percebido é diferente, mas a pessoa com uma reabilitação adequada feita depois da cirurgia vai aprendendo a compreender os novos sons. Se a pessoa já escutou antes provavelmente se lembra dos sons. Eles serão diferentes, porém ela poderá associá-los aos sons escutados e então relacionar. Imagine como se ela estivesse aprendendo uma nova língua totalmente diferente.

 Tenho que usar prótese auditiva antes de ser candidato ao Implante Coclear?

Na maioria dos casos a indicação do Implante Coclear está ligado ao uso da prótese auditiva: o paciente tem que usar a prótese auditiva para a equipe chegar a conclusão de que o ganho de audição que a prótese fornece não é suficiente para dar ao paciente um bom desempenho de comunicação. Portanto o ideal é que o paciente já chegue na primeira consulta usando a prótese.

 Após a cirurgia de implante coclear eu poderei falar ao telefone?

O paciente poderá falar ao telefone aproximando-o do microfone receptor do aparelho que fica acoplado à unidade externa junto à orelha. A capacidade de “entender” ao telefone varia muito de caso a caso e depende de vários fatores como tempo e causa da surdez. Entre nossos pacientes uma grande parte consegue conversar perfeitamente ao telefone.

 

 

 


2 respostas para “Tirando algumas Dúvidas sobre o Implante Coclear”

  1. Sirlene Matos disse:

    Eu fiquei surda aos 12 anos, hoje aos 26 anos eu posso fazer um implante?
    Visto que minha fala não foi afetada pode ser que consiga, mais fiquei bastante tempo sem ouvir nada. Quais suas sugestões/dicas?

  2. Tiago Santos disse:

    Boa tarde Sirlene !

    Você pode e deve procurar um hospital credenciado pelo SUs para realizar a primeira consulta. Nessa primeira consulta, o médico te dirá se você é ou não candidata ao implante.

    Procure no Google : otorrino unicamp SIM

    Lá é uma plataforma pra você começar a dar entrada nas coisas. Você irá preencher com sua fono ou até mesma sozinha e aguardar eles chamarem pra primeira consulta.

    Eu disse pra pesquisar o unicamp de CAMPINAS – SP porque ao meu ver, eles chamam mais rápido. Mas dependendo do local de onde você mora, também tem um HC que realiza. Sei que em Bahia tem, Rio de Janeiro tem. Só pesquisar na internet. Eles utilizam a mesma plataforma ( SIM _ Sistema de Integração Médica )

    Boa sorte e pode me enviar um email em caso de dúvidas

    tiagosantos-angrarj@hotmail.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.