Script de execução do slideshow, pode ser visualizado normalmente.

Consultoria em Inclusão & Diversidade

Menu do usuário

Menu de acessiblidade

Blog da Desenvolver

‘Olho biônico’ devolve a visão a pacientes cegos na Inglaterra

Dois homens cegos da Inglaterra tiveram a oportunidade de enxergar novamente pela primeira vez em mais de duas décadas depois de passarem por um implante de um microchip de “olho biônico”, de apenas 3 milímetros.

Médicos acreditam que um dos pacientes, Chris James, de Wiltshite, será capaz de reconhecer rostos uma vez que seu cérebro aprender a enxergar também. “Eu sempre tive em mente que um dia eu seria capaz de enxergar novamente”, conta Chris.

Segundo o jornal britânico Daily Mail, cirurgiões em Oxford, sob o comando do professor Robert MacLaren, encaixaram o chip atrás do olho de Chris em uma operação de oito horas. O outro paciente, Robin Millar, de Londres, teve o chip implantado abaixo da retina. “Desde que o chip foi ativado eu consigo detectar a luz e distinguir silhuetas de determinados objetos, o que é um sinal encorajador”, conta o produtor musical de 60 anos.

“Eu até sonhei com cores vívidas pela primeira vez em 25 anos, então uma parte do meu cérebro que tinha adormecido está acordada! Acredito que isso é incrivelmente promissor para futuros estudos na área e estou feliz em poder contribuir”, diz Millar.

Os especialistas em olhos que desenvolveram a nova tecnologia afirmaram que o primeiro grupo de pacientes britânicos a receber o microchip eletrônico estavam “ganhando visões” semanas depois da cirurgia. A novidade traz novas esperanças às pessoas que sofrem com Retinose Pigmentar, uma condição genética que leva a cegueira incurável.

Fonte: Terra

Assista este post em Libras


2 respostas para “‘Olho biônico’ devolve a visão a pacientes cegos na Inglaterra”

  1. Malu Guimarães disse:

    Tenho um amigo de 38 anos, que há 2 anos e oito meses atrás foi vítima de um assalto e recebeu um tiro na cabeça.
    Ele sobreviveu, mas ficou cego. Porém, do lado direito, seu nervo óptico e retina não sofreram danos.
    Ele consegue viver hoje, com a esperança de conseguir um olho biônico.
    Gostaria de saber, se no caso dele, seria possível o implante do microchip eletrônico.

  2. heeeee fui o primeiro a comentar!
    heeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee eeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeenão estou tão feliz assim mas não deixo passar outra!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.