Script de execução do slideshow, pode ser visualizado normalmente.

Consultoria em Inclusão & Diversidade

Menu do usuário

Menu de acessiblidade

Blog da Desenvolver

Educação Especial, vídeo: As cores das flores

Segundo o art. 58 da Lei de diretrizes e bases da educação nacional, a educação especial é a modalidade de ensino oferecida preferencialmente na rede escolar, para estudantes com deficiência.

Uma criança cega precisa escrever uma redação sobre as cores das flores. O vídeo mostra o desafio do menino para conseguir cumprir a tarefa. A tradução para o português foi feita para o blog “Assim como Você”, de Jairo Marques.

Como funciona a Educação Especial no Brasil?

Segundo o último Censo Escolar realizado pelo Ministério da Educação, apenas um quartos das 37.593 unidades escolares da rede pública possuem dependências acessíveis. Nas rede particular, esse número sobre para 35%.

Quais os Benefícios?

A educação inclusiva traz benefícios para todos – alunos e profissionais do ensino, neste contexto, alunos com deficiência podem se socializar e aprender em uma escola preparada para recebê-lo. Já os demais alunos aprendem a conviver com as diferenças, de uma forma natural, desenvolvido a empatia e o respeito ao próximo.

A educação especial começa pela qualificação de profissionais da educação. O professor precisa de instrumentos e habilidades para se sentir capacitado em fazer a diferença na vida de todos os seus alunos.

Vamos juntos por um mundo mais inclusivo!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.