Script de execução do slideshow, pode ser visualizado normalmente.

Consultoria em Inclusão & Diversidade

Menu do usuário

Menu de acessiblidade

Blog da Desenvolver

A Importância do Intérprete de Libras em Sala de Aula !

Meu nome é  Vanessa Batista, estudante da PUCRS de LETRAS/português.
Ingressei nesta universidade no vestibular de Verão de 2013. Ao entrar nessa universidade, solicitei intérpretes. Porém meu pedido não foi aceito. Queriam que eu ficasse lendo os lábios dos professores. O detalhe é que leitura labial só é possível se você está bem perto da pessoa. Se você tem uma boa anatomia facial e simétrica, se articula bem as palavras. São muitos…”se” !
Logicamente, os professores não possuem esses requisitos, não conseguem ficar parados… Quando há diálogos com a turma, não consigo participar e fico a olhar o vazio…
Por isso tenho feito três reuniões com a coordenação de meu curso, no entanto a PUC foi enfática. Os argumentos foram vários:  Não é política deles fornecerem intérpretes para os surdos; seria um gasto considerável; não recebem surdos na universidade porquê esta não fornecerá o apoio de que precisam. Essa última argumentação confesso que me intrigou.
Por último, sugeriram que eu trancasse as disciplinas nas quais não conseguisse entender. Senti como se me dissessem que por ser surda, por ser diferente, não devem me aceitar.
Agora, resta a via judicial. Vou brigar na justiça pelo direito à educação. Pelo direito de aprender. Pelo direito de participar, como cidadã da sociedade. Esta luta não é só minha. É de todos os surdos e deficientes que procuram e lutam arduamente por seu lugar no mundo.
O link abaixo é para você assinar o abaixo assinado que estou promovendo para solicitar intérprete :

http://www.avaaz.org/po/petition/Por_interprete_de_LIBRAS_na_Universidade_da_PUCRS/

Assista este post em Libras


Uma resposta para “A Importância do Intérprete de Libras em Sala de Aula !”

  1. Heliane Fiuza disse:

    Vanessa,Você está certíssima, temos que lutar pelos nossos ideais, e a língua de sinais é basicamente desconhecida por falta de políticas públicas voltadas ao público que dela necessita. E o lema Educação para Todos,onde fica? Infelizmente a língua de sinais é difícil de ser aprendida e os interesses pelos ouvintes são poucos.
    Mas vá em frente, esta luta não é só sua, com certeza você terá muitos parceiros para te apoiar…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *